terça-feira, 27 de abril de 2010


Umas das melhores lembranças que guardo da minha infância são mesmo os programas infantis que eram transmitidos pela TV Cultura. Com certeza um dos primeiros contatos que fiz com a Poesia foi atraves do personagem do Gato Pintado do Castelo Ra Tim Bum. Ele era um habitante do castelo que vivia dentro da biblioteca, amava a literatura e tinha um livro de onde recitava poesias de escritores como Cacília Meireles, Paulo Leminski, Vinicius de Morais, Ferreira Gullar entre outros.
Animações lúdicas e muito singelas acompanhavam as rimas fazendo com que eu facilmente decorasse trechos como "- Olha a bolha d'água no galho!/ Olha o orvalho!" da Cecília, ou aquela da porta "Eu sou feita de madeira/Madeira, matéria morta/Mas nao há coisa do mundo/Mais vida do que uma porta" e o clássico Trem de Ferro do Manuel Banderia "Café com pão/café com pão/Virgem Maria que foi isto maquinista?"...
Confesso que era a parte do programa que eu esperava ansiosamente para ver. =)













No youtube ainda tem mais vídeos!

4 comentários:

Juan Moravagine Carneiro disse...

Castelo Ra Tim Bum...

...Quantas recordações este post me trouxe...!

Juan Moravagine Carneiro disse...

Agradecido pela visista ao Rembrandt!

Carol disse...

Saudade desse tempo bom!

Felicidade Clandestina disse...

que fofo!

vou ver todos =D